Superliga

Vôlei Brasil Kirin conta com coaching esportivo e vê bons resultados

20/04/2017 10:45

Chegar em uma final de Superliga exige muito mais do que horas de treinos, musculação ou estudo. Para estar em uma decisão também é necessário foco, determinação, concentração e vontade de ultrapassar os próprios limites. A combinação de fatores, porém, não é tarefa fácil. Por isto, o Vôlei Brasil Kirin aposta em um complemento para ajudar os jogadores em momentos decisivos como o que a equipe atravessa no momento: o coaching esportivo.

Há quatro temporadas no projeto campineiro, a coach Larissa Zink auxilia atletas e membros da comissão técnica em sessões pontuais. O objetivo é alavancar a performance (individual e coletiva) através de ferramentas que indicam os padrões naturais e recorrentes de pensamento, emoção e comportamento. 

“Esta fase da Superliga é muito delicada por uma soma de fatores: é o fim da temporada, há um maior desgaste físico e mental, a pressão é alta, bem como os desejos e expectativas. O coaching é um ótimo trabalho complementar porque ajuda o atleta a organizar seus pensamentos, compreender suas emoções, manter o foco naquilo que importa e fazer excelentes jogos”, comentou Larissa, que também faz sessões constantes com as categorias de base, visando auxiliar na formação humana dos jovens. 

Com especialização em Neurociência pelo Neurolidership Institute de Nova Iorque, um dos mais conceituados no mundo, Larissa se ampara em pesquisas para explicar o funcionamento do cérebro em momentos como este que o Vôlei Brasil Kirin se encontra. Uma delas foi realizada por David Rock, neurocientista responsável pelo Neurolidership Institute, que estudou quais contextos sociais fazem o ser humano perder performance.

De acordo com o cientista, há cinco situações específicas em que isso ocorre: status (perda de status perante determinada pessoa ou situação), certeza (uma incapacidade de prever o que vai acontecer), autonomia (perda de autonomia perante o processo de tomada de decisão), relacionamento (percepção de que há quebras de relacionamento) e justiça (quando ocorrem coisas consideradas injustas).

“Se observamos os playoff, todas essas situações se fazem presentes. Há uma ameaça ao status pois há uma competitividade muito grande entre os times. Há incertezas latentes, já que nenhum confronto está definido. Há perda de autonomia porque, por se tratar de esporte coletivo, os resultados não dependem apenas de um indivíduo. Há quebras de relacionamentos por conta da movimentação do mercado esportivo. E, inevitavelmente, há situações de injustiça, quando, por exemplo, a arbitragem erra em uma bola. Ou seja, de acordo com o modelo, faz sentido, na fase de semifinal ou qualquer outro mata-mata, os atletas se sentirem mais pressionados, ansiosos e, até mesmo, nervosos”, acrescentou a coach.

Entender o modelo e criar estratégias para evitar a queda de performance é mais um benefício do coaching. Com um trabalho especializado e individualizado, o atleta cria ações, âncoras e recursos (internos e externos) para conseguir gerenciar as cinco situações e manter um bom desempenho. 

"Um das grandes vantagem do coaching é descobrir como funcionam as engrenagens da nossa mente. É um pouco complexo, mas é uma coisa que tem despertado bastante a minha curiosidade. Nos vemos em situações complicadas durante toda temporada. A coach consegue mostrar de uma maneira mais clara como que a gente reage em circunstâncias positivas e negativas”, encerrou o central Vini, um dos atletas que utilizam as ferramentas do coaching durante a temporada.

SOBRE K ENERGY DRINK
Lançado em 2016, o K Energy Drink é a nova marca de energéticos da Brasil Kirin. Com versões 500 ml e 2 litros, a bebida atende ocasiões de consumo tanto individual quanto compartilhado, e a Brasil Kirin é a única empresa entre as principais fabricantes de bebidas do país a comercializar uma bebida energética nessas embalagens, oferecendo para o consumidor um excelente custo-benefício.

Para chegar a um produto que atendesse perfeitamente ao paladar do brasileiro, a categoria foi estudada de perto e o resultado foi um líquido de alta qualidade, saboroso e ideal para quem busca energia e mais disposição para um dia a dia agitado. Tudo isso com excelente custo-benefício.

SOBRE A BRASIL KIRIN
A Brasil Kirin, uma empresa que produz bebidas que dão prazer e alegria, acredita que há muito mais num líquido do que apenas seu consumo. Por isso faz um convite a todos que acreditam e querem mais da vida: “Viva Sua Sede”. Com este slogan, a empresa abraça desafios, sonhos e desejos das pessoas para as suas vidas.

Para atender as diferentes sedes, a Brasil Kirin conta com um amplo portfólio de bebidas que inclui cervejas, refrigerantes, sucos, energéticos e águas das marcas Schin, Schin no Grau, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn, Kirin Ichiban, Cintra, Glacial, Água Schin, Fibz, Ecco!, Energético K, Viva Schin, Schin Tônica, Itubaína, Viva Schin Mini, Viva Schin Pop e Skinka.

A empresa é subsidiária do grupo global Kirin Holdings Company, uma das maiores empresas de bebidas do mundo com mais de 46 mil funcionários, 270 empresas e presença em 15 países. No Brasil, conta com 13 fábricas em 11 estados e mais de 11 mil funcionários. A distribuição dos produtos é feita por 20 centros próprios e cerca de 200 revendas para 600 mil pontos de venda no País.

Atualmente, a Brasil Kirin está entre as Melhores Empresas para Trabalhar, segundo a revista Época / GPTW (Great Place to Work®) 2014, 2015 e 2016 e também pelo ranking 2014 e 2015 da Revista Você S/A. Em sustentabilidade, foi considerada destaque em Governança Corporativa pelo Guia Exame 2014, além de estar entre as empresas mais sustentáveis do país desde 2013.

SOBRE A MRV ENGENHARIA
Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 36 anos de atividades, vendeu mais de 275 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em mais de 140 cidades de 20 Estados e no Distrito Federal.  Em 2015 a companhia vendeu 35.872 unidades e lançou 31.814 imóveis.

SOBRE A UNIMED CAMPINAS
Compromisso com a vida é o negócio da Unimed Campinas, a maior Unimed do interior do Brasil, há 45 anos no mercado. O cuidado com as pessoas está no DNA da Cooperativa, que atualmente possui mais de 3200 médicos cooperados e 800 mil vidas em atendimento. A Unimed Campinas dispõe também em sua rede de 22 hospitais, 11 day hospitals, 215 clínicas e laboratórios, um Pronto Atendimento em Sumaré, exclusivo para clientes e um Centro de Quimioterapia Ambulatorial. A confiança estabelecida com seus beneficiários e a solidez alcançada durante esses anos garantem a Cooperativa 72% do marketshare da região, além de ser a marca mais lembrada do setor, de acordo com pesquisa “Marcas de Sucesso”

SOBRE O PAGUE MENOS
Inaugurada em 1989, a Rede de Supermercados Pague Menos possui hoje 23 lojas em funcionamento nas cidades de Americana, Araras, Artur Nogueira, Boituva, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Santa Bárbara d'Oeste, São Pedro, Sumaré e Tietê.

A empresa também possui um Auto Posto, um Centro Administrativo, Centro de Distribuição, uma Fábrica e um Frigorífico instalados em Nova Odessa. Com 5.300 colaboradores, a empresa segue em constante expansão. A fórmula do bom atendimento somada aos produtos de qualidade e preços imbatíveis faz do Pague Menos sinônimo de qualidade, economia, comodidade, competência e variedade. Pague Menos: tudo que você precisa em um só lugar!

Índice de Notícias